Previsão Orçamentária (PO) O que é e como fazer?

Imagem - Previsão Orçamentária (PO) O que é e como fazer?

A previsão orçamentária é basicamente uma projeção das despesas, calculada com base no histórico anual de gastos dos diferentes grupos de contas do condomínio, para estimar a receita a ser arrecadada no ano seguinte.

A PO também precisa detalhar como, onde e quando o dinheiro proveniente da taxa de condomínio será gasto. Após a elaboração, a PO deve ser aprovada em uma assembleia, e a data para essa discussão e aprovação é determinada pela convenção de cada condomínio. Na maioria dos condomínios, essa assembleia costuma acontecer no primeiro trimestre do ano.

Construir esse estudo não é tarefa fácil, já que é necessário considerar o histórico de pelo menos 12 meses de despesas passadas. Utilizar valores de um período menor pode deixar escapar situações específicas que ocorrem ao longo do ano, como o aumento no consumo de gás durante o inverno ou o aumento de energia no calor. Além disso, é crucial levar em conta todos os índices de reajuste, como o dissídio na mão de obra (própria em outubro e terceirizada em janeiro).

Principais grupos a considerar na PO:

1. Contas de Consumo: Gás, água, luz. Cada conta é ajustada por um índice, sendo recomendado usar o aumento médio dos últimos anos.

2. Contratos: Manutenção de elevadores, jardim, bombas. A correção é geralmente feita pelo IGPM.

3. Mão de Obra: Folha de pagamento dos funcionários, incluindo férias e 13º salário. Esta conta tem um impacto significativo na PO, correspondendo a cerca de 50% a 60% das despesas totais.

4. Despesas Eventuais ou Não Previstas: Obras não planejadas, academia, piscina, vazamentos. A correção desse grupo é geralmente feita considerando a média dos últimos anos, sendo maior em prédios mais antigos.

5. Materiais de Consumo: Material de limpeza, de piscina.

6. Despesas Administrativas: Taxa administradora, boletos, materiais de escritório.

7. Inadimplência: É crucial considerar a taxa média de inadimplência na projeção do custo para o próximo exercício. Os valores não recebidos são divididos entre os adimplentes.

Acompanhar as despesas do condomínio através da PO é fundamental para garantir que os gastos estejam dentro da programação estabelecida.

Se precisar de ajuda para isso, nós desenvolvemos uma planilha de controle financeiro que vai te ajudar a montar isso, além, é a claro de facilitar a comunicação com os condôminos.

Clique aqui para baixar: https://curt.link/lpsindico1

Estamos aqui para simplificar a vida do seu condomínio!

Contrate direto via
WhatsApp

Empréstimos:

11 98084-1487

Antecipação de recebíveis:

11 94223-2039

Central de atendimento:

11 3097-9918

Atendimento via
WhatsApp (Atendente):

Empréstimos:

11 98084-1487

Antecipação de recebíveis:

11 94223-2039